quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dicas

 Tempo de Cozimento da Carne e como cortá-la

O filé – exige doze minutos por quilo; antes de cortá-la, deixar que ele repouse e as fatias devem ser bem finas.

As costeletas – exigem uns 15 minutos por quilo; deixar que as costeletas descansem cerca de 20 minutos antes de cortá-las, em fatias finas no sentido da largura.

O rosbife – deve também ser cortado em fatias finas, depois de um cozimento entre 12 e 15 minutos.

O pernil – requer uns 15 minutos, sempre por quilo, e as fatias serão médias.

O assado de vitela – pede até ½ hora e as fatias devem ser um pouco mais espêssas que as da carne de vaca.

Assado de porco – também é cortado em fatias finas, depois de ½ hora de cozimento, por quilo.

Frango assado – pede quase 1 hora, digamos 55 minutos para um frango e uns 75 para uma galinha, já grande e recheada, ainda por cima; trincha-se a galinha ou o franguinho, começando pelas asas, depois a ponta da moela até a articulação e, por fim, os duas coxas e pernas; em seguida, retira-se a moela do carcaça e esta é dividida em dois pedaços amplos, no sentido do comprimento.

Frango de leite – entre 20 e 25 minutos.

Pato – mais ou menos 40 minutos, cortando-se o peito em fatias e as coxas em pedaços.

Peru – uns 60 minutos, se for pequeno e hora e meia, se for grande; cortá-lo exatamente como o pato acima.

Galinha d'Angola – espetá-la ou envolvê-la em fatias muito finas de toucinho defumado e cozinhá-la durante 60 minutos.

O faisão – também é envolto em toucinho e cozinhado durante uns 40 minutos por ½ quilo.

– Notas –

1 – O tempo de cozimento pode divergir um tanto da tabela acima, não só por causa do modo por que a carne de animais ou aves foi tratada, como também por causa do fogo mais vivo ou brando, seja de carvão, gás ou eletricidade; a pessoa que cozinha deve estar sempre atenta.

2 – Para se saber se uma ave está bem assada, espetar a coxa com os dentes de um garfo; se o líquido que sair for incolor, a ave está no ponto; se o líquido for um tanto rosado, é que o cozimento ainda não está completo.   



Ovos
Como se preparam
Quentes: Mergulham-se os ovos em água, que ferve durante 3 ou 4 minutos, conforme se prefere que fiquem mais ou menos duros; são descascados e despejados em um recipiente de vidro ou porcelana, condimentados com sal, pimenta do reino, môlho inglês, à vontade.

Pochês: Usar uma panela com água fervendo, com 10 grs. de sal e uma colher de vinagre por litro; os ovos (bem frescos) são quebrados um a um e colocados dentro da água, onde permanecem uns 3 ou 4 minutos; depois, com uma espumadeira, retirá-los, guardando-os em lugar quente, à espera da hora de serem servidos.

Cozidos: Fazer como se faz com os ovos quentes, mas deixá-los uns 8 minutos na água fervendo, para que tornem corpo suficiente; passá-los por água fria para que possam fàcilmente ser descascados; podem ser servidos inteiros, cortados pela metade ou em fatias finas, como para as saladas.

Mexidos: Em panela, que deve estar em banho-maria, colocar 50 grs. de manteiga; quando a manteiga estiver derretida e quente, juntar seis ovos (dependendo do número de convidados) já batidos e condimentados; deixar o fogo brando, mexendo sempre com uma colher de pau; quando os ovos tomarem consistência cremosa, acrescentam-se mais 50 grs. de manteiga e meio copo de creme de leite frêsco, este creme sendo facultativo.
Estes ovos mexidos podem ser acompanha-los de tomates, pontas de aspargo, fígado de frango, cogumelos, pedaços de presunto ou queijo ou pao torrado e trufas, variando segundo o paladar de quem os prepara.

Ovos escaldados: (também chamados Mornay) : ferver água em uma panela, sal e vinagre; quebrar os ovos um a um e deixá-los durante cerca de 3 minutos; retirá-los com uma espumadeira, colocá-los em um prato de pirex, untado com manteiga e cobri-los com o môlho de Mornay, que se consegue com môlho Bechamel, queijo ralado e gratinado ao forno; levar ao forno bem quente, onde estes ovos ficarão por uns 10 minutos.



Omeletas

Quebram-se (dois por pessoa) ovos bem frescos em uma vasilha, temperando-os com sal e pimenta-do-reino; derrama-se em uma frigideira, onde haja manteiga derretida e azeite ou óleo; o fogo deve ser muito vivo para coagular uniformemente os ovos; deixar descansar uns dois minutos e enrolar a omeleta, começando pelo lado do cabo da frigideira; sacudir a frigideira duas ou três vezes para a omeleta não grudar no fundo, deixá-la tomar côr; para que uma omeleta seja perfeita, deve estar bem dourada por fora e bem cremosa por dentro, o que os franceses chamam de "baveuse": para isso, é bom bater os ovos antes de atirá-los na frigideira, e o fogo ser muito forte, tostando ligeiramente a parte exterior, sem atingir a interna; para que ela seja de queijo, basta juntar aos ovos duas colheres de queijo ralado.

Omeleta portuguêsa: (para duas pessoas): De quatro a seis ovos, conforme for o apetite, dois tomates, cortados finos; prepará-la como ficou mostrado acima e enfeitar o prato com duas rodelas grandes de tomate e um pouco de môlho de tomate por cima.

Tôdas as demais qualidades de omeletas são preparadas da mesma maneira, variando somente o acompanhamento que é acrescido aos ovos. A expressão vem do latim, onde a omeleta era preparada com mel.



Maionese

Para se ter uma boa maionese, deve-se agir assim:


1 e ½ (sopa) de vinagre (ou limão)
1 grama de pimenta-do-reino e de mostarda
10 gramas de sal fino
1 litro de azeite
6 gemas


Mexer as gemas, adicionando os condimentos e o vinagre ou o limão; juntar o azeite muito lentamente, quase de gota em gota, aumentando até formar um fio; quando a maionese começar a tomar consistência, juntar uma colher das de sopa de água quente, o que provoca a unificação dos elementos, formando um todo. Se a maionese (ou as misturas seguintes) desandar, bastarão algumas gotas de água morna para fazê-la voltar ao normal.
Veja Tambem:
  comidas tipicas de junho

Comidas tipicas Junho

Pois bem, eis que mais um mês está se iniciando, e trata-se do mês de Junho, mês do inverno (que começará daqui a alguns dias), além também de ser um mês de festas tradicionais tais como a Festa junina, entre outras festas típicas de inverno. Até que esse tempo todo dos últimos 30 dias passou rápido né mesmo então vamos ao que interessa nas ultimas postagens seguem uma serie de dicas sobre comidas tipicas dessa época do ano entao confiram e se deliciem :



Bolo de fubá
Bolo deaipim
Cocada
Quentão

Quentão com Abacaxi e Laranja



1 pedaço pequeno de gengibre em rodelas
1 laranja ou limão com casca partidos ao meio
1 e ½ xícaras de (chá) de açúcar
2 pedaços de canela em cavaco
4 unidades de cravo
Suco de 2 laranjas
Abacaxi em cubos
1 litro de pinga
½ litro de água


Coloque o açúcar em uma panela junto com o cravo, a canela e o gengibre. Aqueça e vá mexendo até deixar a mistura ficar com cor de caramelo claro. Acrescente a laranja ou limão partidos, mexa um pouco e coloque a água e a pinga. Deixe ferver por mais ou menos 30 minutos. Por último, coloque o abacaxi e deixer ferver mais uns cinco minutos. Coe para servir. Você também pode cortar o limão e a laranja em rodelas ao invés de cortá-los ao meio. E, se achar mais gostoso, sirva a bebida sem coar.

Quentão



50 gramas de gengibre em pedacinhos
1 garrafa de cachaça (600 ml)
600 ml de água
½ quilo de açúcar
Casca de 1 limão
Cravo da índia
Canela em pau
1 maçã cortada em pedacinhos
Casca de duas laranjas - também podem ser usadas cascas de mixirica, mas só da "verdadeira", aquelas de casca bem fina, pois as outras deixam um gosto amargo


Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver quase todo derretido, coloque a cachaça e a água. Deixe cozinhar tudo por uns 20 minutos em fogo brando. Use um filtro de papel para coar e em seguida acrescente a maçã em pedacinhos - se preferir. Mantenha quente ao servir. Quanto mais tempo os ingredientes ficarem na bebida depois de pronta, mais acentuado ficará o gosto do quentão. Por isso, se preferir, tire os "temperos" de dentro do quentão. Nesse caso, depois que estiver pronto, coe-o.

Cocada de corte


2 vezes a mesma medida (da lata) de açúcar
1 pacote de coco seco ralado (100 gramas)
1 lata de leite condensado


Levar ao fogo baixo, o leite condensado, o açúcar e o coco ralado, mexendo sempre até desprender do fundo da panela, cerca de 15 minutos. Despejar no mármore untado e nivelar com um rolo de massas também untado. Deixar esfriar e cortar em quadrados.

Bolo de Aimpim



1 quilo de macaxeira
1 (sopa) (cheia) de manteiga
1 de queijo parmesão ralado
1 de água
2 e ½ de açúcar
1 coco grande (ralado fino)
1 copo de leite
1 pitada de sal
3 ovos


Passar no liqüidificador o coco ralado com leite, a água, os ovos inteiros, o açúcar, o queijo parmesão e o sal. Deixar triturar bastante e misturar à massa de macaxeira crua, ralada e bem espremida em um pano. Juntar a manteiga, misturar bem. Colocar em uma forma bem untada e polvilhada com farinha de trigo e assar em forno moderado.

Bolo de fubá



1 (sopa) de fermento em pó
1 (café) de sal
1 (chá) de farinha de trigo
½ (chá) de açúcar
2 (chá) de fubá
açúcar granulado suficiente para polvilhar
250 gramas de manteiga amolecida
1 lata de leite condensado
7 claras em neve
7 gemas


Peneirar juntos o açúcar, a farinha, o fubá, o fermento e o sal. Misturar o leite condensado, a manteiga, as gemas e, por último, as claras. Colocar na forma untada e polvilhada com farinha. Assar no forno preaquecido. Desenformar quente e polvilhar o açúcar granulado. Se preferir, utilizar assadeira retangular, cortando o bolo em quadrados ou losângulos.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Espetinho Empanado




1ª parte
1 quilo de peito de frango cortado em cubos
1 litro de água
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
2 tomates picados
100 gramas de margarina
Sal, salsinha e demais temperos a gosto
4 gemas
400 gramas de farinha de trigo
200 gramas de catupiry

2ª parte
Óleo para fritura
Ovos e farinha de rosca para empaná-los


Refogue na margarina a cebola, o alho, o tomate, o sal, a salsinha e demais temperos. Coloque os cubos de carne de frango, a água e cozinhe. Retire o frango e reserve-o. Leve o caldo ao fogo e quando estiver fervendo, incorpore as gemas, o catupiry e a farinha de trigo formando um creme. Após tudo pronto, espete os cubos de frango em palitos de churrasco, passe-os no creme e em seguida pelos ovos batidos e pela farinha de rosca. Após tudo pronto, frite-os em óleo quente.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Receita de pudim de leite condensado super fácil


Receita de pudim de leite condensado super fácil
Se você adora comer uma sobremesa feita em casa e com um sabor delicioso, então não pode deixar de fazer esse pudim que é super fácil e rápido. Não é preciso ser nenhum mestre cuca para fazê-lo, basta seguir a receita passo a passo e fazer com muita vontade, pois quando as coisas são bem feitas, dá tudo certo.
Pois bem, para realizar a receita você vai precisar de:
3 ovos
1 lata de leite condensado
1 medida de leite da mesma lata
3 colheres de açúcar
Para preparar não tem segredo, ligue o forno para aquecer por 10 minutos em fogo baixo, enquanto isso vá batendo no liquidificador os ovos junto ao leite moça por 3 minutos, com o açúcar faça uma calda, onde para isso é só deixar o açúcar dissolver em fogo baixo, essa calda deverá ser colocada em uma forma com furo no meio, depois disso coloque na mesma forma o pudim que foi batido, leve tudo ao fogo, e não se preocupe pois não é preciso Banho-Maria, espere o pudim ficar moreninho, por volta de 40 minutos, depois tire do forno e leve para geladeira, aqui vai uma dica: é melhor é desenformá-lo de uma dia para outro, mas caso não aguente esperar deixe ficar bem gelado e retire-o da forma, depois é só servir!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Molho ao Sugo


Aqui em casa macarronada é quase sempre com molho ao sugo. Eu acho muito fácil de fazer embora seja meio chatinho. Sempre faço com tomates italianos, esses mais alongados (da foto). Para fazer uma quantidade de molho para 2 pessoas coloco copo de liquidificador:
10 tomates cortados ao meio sem semente;
1 cebola pequena;
1 tablete de caldo de frango (ou carne);
3 colheres de sopa de azeite de oliva;
2 dentes de alho grandes;
1 punhado de folhas de manjericão;
1 punhado de folhas de salsinha;
1 colher (café) de açúcar.
Bata tudo e despeje em uma panela. Fica parecendo um suco concentrado de goiaba. Leve ao fogo baixo e deixe ferver muito, até que toda a espuma da superfície desapareça e o molho engrosse. Ele vai gradualmente reduzindo e ficando mais vermelho. Só então eu acrescento sal e pimenta do reino moída na hora. Agora é só cozinhar uma massa boa, e ralar um bom parmesão. 

Foto do tomate: google images.

Molho de alho para churrasco



3 dentes de alho grandes
1 copo de leite 200 ml
óleo até dar o ponto
½ pimentão verde
sal a gosto


Bater no liquidificador todos os ingredientes exceto o óleo, depois experimente o sal, em seguida vá colocando o óleo até endurecer, para este tando de leite vai aproximadamente ½ litro de óleo, fica muito bom e bem cremoso, quanto mais óleo mais ele endurece, pode diminuir o leite caso queira menos molho.

  © Template Recipes by Emporium Digital 2008

TOP