quinta-feira, 24 de março de 2011

Vegetariano: Uma opção

Vegetariano são aquelas pessoas que fazem uso de alimentação exclusivamente vegetal.

Hoje são muitos os vegetarianos, pois existe uma preocupação com a ecologia, como a poluição ambiental. Além dos que possui uma crença, pode ser ela religiosa e filosófica.

Há também uma preocupação muito grande com relação à saúde e a dietas, pois os vegetarianos sofrem de poucas doenças ligadas a gordura, pois conseguem manter naturalmente o peso em níveis baixos.

Embora não a nenhuma prova científica de que os vegetarianos vivem mais do que as pessoas que comem carne, mas é certa a vantagem, pois a obesidade é rara entre os vegetarianos. A alimentação é rica em fibras, e pobre em gordura e relativamente baixa em calorias. O nível de colesterol no sangue é baixo em relação aos que consomem carne.

Existem pesquisas que mostram que uma dieta a base de cereais, legumes, verduras e leguminosas, sem colesterol e com baixo teor de gorduras saturadas, pode reduzir a incidência da Aterosclerose, doenças do coração e derrame cerebral. Eles dificilmente sofrem de hipertensão, por seu peso ser baixo e sua dieta ser rica em potássio. Por ter uma alimentação rica em fibras, não a distúrbios intestinais como a prisão de ventre e a diverticilose. Outras doenças como a Osteoporose, Cálculos renais, Cálculos biliares e Diabete, também atingem os vegetarianos com menor freqüência.

Nas dietas rígidas podem faltar alguns nutrientes, por esse motivo a necessidade de ter um equilíbrio, combinando cereais, sementes e leguminosas para assim obter proteínas com todos aminoácidos essenciais. Através do consumo de proteínas que são de vegetais diferentes, dividida entre as refeições do dia, podendo chegar assim a um equilíbrio de aminoácidos. Já as crianças devem receber ambos os tipos de proteínas na mesma refeição. Os produtos a base de soja tem grande importância, pois a soja é a única fonte vegetal de proteínas completas.

Os lactovegetarianos são aqueles que se alimentam somente de laticínios e vegetais.

Os ovolactovegetarianos são os que incluem laticínios e ovos nas suas dietas.

Os pescatarianos são os que incluem peixes, laticínios e ovos.

Nas dietas vegetarianas rígidas deve-se consumir mais leguminosas, nozes, sementes, cereais, frutas, legumes e verduras, substituindo os laticínios pelo leite de soja. Para se conseguir alimentos ricos em cálcio, zinco, riboflavina e outras vitaminas do complexo B, são necessários consumir: tofu, verduras escuras, sementes, nozes, cereais enriquecidos e grãos integrais. Já a vitamina B12, é adquirida através de laticínios, gema de ovo e peixes.

A dieta vegetariana é difícil conseguir a quantidade suficiente de ferro, pois o nosso corpo absorve um quarto do ferro não-heme, adquirido dos vegetais. Já na carne, no peixe e aves são encontrados. Por esse motivo, as refeições devem ser ricas em vitamina C, para assim estimular a absorção do ferro como a batata, vegetais crucíferos, pimentas, melões, morangos e frutas cítricas. Para a absorção de cálcio é importante a vitamina D, que é encontrada na gema de ovo, leite enriquecido, e em peixes com grande teor de gordura. A exposição ao sol também ajuda a produzir a vitamina D.

Existem também os vegetarianos Ortodoxos e os Frutarianos, que são aqueles que consomem frutas cruas e secas, nozes, mel, azeite de oliva, cereais e leguminosas. É difícil de saber a quantidade suficiente de calorias para suprir a energia do corpo e conseguir uma nutrição balanceada, pois na maioria é necessário a ajuda de suplementos.

No caso das crianças é necessário consultar um nutricionista.

0 comentários:

  © Template Recipes by Emporium Digital 2008

TOP