segunda-feira, 18 de abril de 2011

Torta Capixaba: prato típico servido na Semana Santa; confira nossa receita.


Este prato é especialmente servido pelos capixabas por ocasião da Semana Santa.
Rendimento: prato para 6 pessoas.
Ingredientes
  • Cebola, alho, azeite doce, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde, tomate a gosto;
  • ½kg de palmito natural previamente cozido;
  • 200gr de siri desfiado e cozido;
  • 200gr de caranguejo desfiado e cozido;
  • 200gr de camarão cozido;
  • 200gr de ostra cozida;
  • 200gr de sururu cozido;
  • 200gr de badejo desfiado e cozido;
  • 500gr de bacalhau desfiado e cozido.
Observação: Para cozinhar esses ingredientes, fazem-se as moquecas de cada um e retira-se todo o caldo, deixando-os o mais seco possível.
Modo de Preparo
  1. Prepare um refogado com cebolas, alho, pimenta, azeite doce, azeitonas e limão.
  2. Leve-o ao fogo com o palmito natural e espere até desaparecer a água e ganhar consistência.
  3. Junte, depois de limpos, desfiados, cozidos e espremidos, os ingredientes acima, mexendo até evaporar a água. Retire para esfriar um pouco. Misture uma parte da espuma de 6 claras em neve com as gemas.
  4. Quando se adicionarem os temperos aos mariscos, deve-se colocar o bacalhau para enxugar e dar liga à massa.
  5. Cozinhe à parte 6 ovos, que servirão apenas para enfeite juntamente com azeitonas e rodelas de cebola.
  6. Coloque a massa em uma panela de barro e a leve ao forno, retirando-a quando a espuma estiver bem coradinha.

5 comentários:

Bárbara Ferreira

Nossa q delicia!!..
Minha mae vai adorar essa torta humm!!.
Amo blogs culinarios, sempre q possivel darei uma passada aki!

Passando pra retribuir comentario e estou seguindo tb! Brigada!!

http://pinkglamblog.blogspot.com/

Culinaria on line

ok valew, fique a vontade, e experimente mesmo a receita de torta capixaba porque eh demais.

Letícia Mota

adorei suas dicas!!
Já estou seguindo vc para sempre acompanhar suas receitas...
Bjos.
http://modaeexcelencia.blogspot.com/

Luiz Alberto

Minha mae q vai gostar do seu blog...rs!

Gabriel Pozzi

hm, interessante, eu realmente sou um lixo pra culinaria (kkk), mas sou um bom apreciador desses pratos típicos, viu? hahahahaha (o espertão)

vou enviar a receita pra quem é bom disso, meu tio, minha avó, minha mãe, minha namorada, um deles vai acabar fazendo, não é? hahahaha

abs, valeu!

http://songsweetsong.blogspot.com/

  © Template Recipes by Emporium Digital 2008

TOP